Seja muito bem vindo!
Acompanhe nossas redes sociais:
Logo APAE Santa Cruz do Rio Pardo

NOTÍCIAS

Síndrome de Down

Você sabe como é causada a Síndrome de Down? A Síndrome de Down é causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

Principais características da Síndrome de Down

  

  • Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado e orelhas pequenas;
  • Hipotonia: diminuição do tônus muscular, que faz com que o bebê seja menos rígido e contribui para dificuldades motoras, de mastigação e deglutição, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, problemas do coração;
  • Às vezes, a língua é grande, o que, junto com a hipotonia, faz com que o bebê fique com a boca aberta;
  • Mãos menores com dedos mais curtos e prega palmar única em cerca de metade dos casos;
  • Em alguns casos existe excesso de pele na parte de trás do pescoço;
  • Em geral a estatura é mais baixa;
  • Há tendência à obesidade e a doenças endócrinas, como diabetes e problemas como hipotireoidismo;
  • Cerca de 5% dos portadores têm problemas gastrointestinais;
  • A articulação do pescoço pode apresentar certa instabilidade e provocar problemas nos nervos por compressão da medula;
  • Deficiências auditiva e de visão podem estar presentes;
  • Maior risco de infecções (principalmente as otites, infecções de ouvido) e leucemias;
  • Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.

 

Como é feito o tratamento?

É importante que o acompanhamento de bebês e crianças com síndrome de Down ocorra para que se façam exames diversos e com essas informações se diagnóstique anormalidades cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais. Muitas vezes, o tratamento precoce pode até impedir que esses problemas cheguem a afetar a saúde do indivíduo.

O Ministério da Saúde elaborou uma cartilha completa de orientação para cuidados com a saúde da pessoa com síndrome de Down de acordo com a fase da vida. Consulte o material aqui.

Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.

 

Como podemos lidar melhor com a Síndrome de Down?

A notícia de que uma criança nasceu com a Síndrome de Down trás um impacto para os pais e familiares. Todos precisarão de um tempo para aceitá-la do jeito como ela é e adaptar-se às suas necessidades especiais.

A estimulação precoce desde o nascimento é um dos melhores caminhos para promover o desenvolvimento dos potenciais da criança. Empenhe-se nessa tarefa, mas procure também, levar a vida normalmente.

O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. Não significa que eles tenham menos direitos e necessidades. Acolhendo-os, oferecendo carinho, alimentação adequada, cuidados com a saúde e um ambiente acolhedor trará muitos benefícios, à criança e a todos que vivem ao seu redor