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SERVIÇOS

SAÚDE

  • ESTIMULAÇÃO PRECOCE

 

Identificação do Programa:

Os usuários atendidos no programa de intervenção precoce são diagnosticados com déficit no desenvolvimento neuropsicomotor no ambiente hospitalar, por ocasião do nascimento, ou em nível ambulatorial, nas consultas de puericultura e pediatria nas unidades de saúde e encaminhados à Apae para realização dos atendimentos multidisciplinares, não oferecidos na gama de serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde local.

A equipe é composta por assistente social, psicóloga, médico, fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, responsáveis pela avaliação e diagnóstico especializado, bem como contatos periódicos com as equipes de profissionais das unidades de saúde, conforme o território onde residem os usuários atendidos na instituição, de forma a promover trabalho em rede, buscando o desenvolvimento integral das capacidades das crianças atendidas.

Neste programa os atendidos são submetidos à avaliação, estabelecimento de diagnóstico por equipe médica, solicitação de exames complementares, orientações à família e aos responsáveis pelo encaminhamento e reunião mensal multidisciplinar com equipe médica.

As famílias recebem orientações, apoio, acompanhamento, no intuito de defender e promover direitos, preservar e fortalecer os vínculos familiares, diante do conjunto de situações de vulnerabilidades a que esse público está exposto.

Público Alvo: o serviço de Intervenção Precoce oferece atendimentos especializados a usuários na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses que apresentem déficit no desenvolvimento global, buscando intervir precocemente e assim minimizar os sinais e sintomas decorrentes dos distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar ao usuário desenvolver-se em todo seu potencial.

 

  • ESTIMULAÇÃO NEUROSSENSORIAL

 

Identificação do programa:

O programa consiste num conjunto de atividades individuais de estimulação sensorial e psicomotora realizadas por equipe multiprofissional, visando à reeducação das funções cognitivas, motoras e sensoriais. Isso inclui avaliação, estimulação e orientação relacionadas ao desenvolvimento neuropsicomotor, objetivando aos usuários experiências significativas para que possam alcançar melhora de sua qualidade de vida. Neste sentido é necessário um planejamento sistematizado de atividades e recursos estimuladores destinado a incentivar o desenvolvimento eficaz do processo evolutivo do atendido.

O oferecimento dos recursos (físicos, tecnológicos, materiais e humanos) devem ser, apropriados às suas necessidades e os técnicos devem proporcionar interações ativas do indivíduo.

Equipe técnica: assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga.

 

  • SERVIÇO DE PEDIASUIT

O PediaSuit é um tratamento criado pelo Terapeuta Ocupacional Leonardo de Oliveira em 2006, o tratamento utiliza um macacão terapêutico ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico no paciente. A vestimenta é uma roupa dinâmica que consistem em um chapéu, coletes, calção, joelheiras e calçados adaptados que são interligados por bandas elásticas. O conceito do PediaSuit é o de criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo do funcional possível.

Indicações: O PediaSuit, pode ser benéfico para indivíduos com diagnósticos neurológicos e ortopédicos, que em virtude de sua condição, possui limitação de movimentos, planejamento motor, consciência corporal, limitação corpo-espaço como por exemplo: PC, ADNPM AVE, Ataxia Atetose, sequelas pós-cirúrgicas, lesão medular entre outros.

Equipe: O tratamento PediaSuit é formado por uma equipe multidisciplinar composto por Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiólogo.

 

  • SERVIÇO BOBATH 

​O Conceito Neuroevolutivo – Bobath é uma abordagem terapêutica de reabilitação que prioriza a solução de problemas de controle postural, movimento e função, através da avaliação e tratamento das deficiências e limitações de atividades de pacientes neurológicos. O manuseio é individualizado, podendo ser tanto para habilitação quanto para reabilitação dos mesmos. O conceito leva em consideração o desenvolvimento típico, porém, é necessário compreender a real necessidade de cada paciente.

O objetivo amplo do tratamento é melhorar a capacidade funcional do indivíduo, sendo um pré-requisito o alinhamento postural, visando dar ênfase à qualidade do movimento. O processo de tratamento inclui a diminuição gradual da interferência direta do profissional, levando a um aumento da independência. A intervenção é o manuseio direto para a aplicação de técnicas de facilitação e inibição de movimentos, com o objetivo de aperfeiçoar a função, incluindo a interação de sistemas. A equipe atuante no Bobath é multidisciplinar (Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia).

 

  • SERVIÇO DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO

O serviço visa oferecer avaliação multidisciplinar, a partir de uma equipe composta por: psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, fisioterapeuta e assistente social, para alunos encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação (SCRPardo) e Diretoria de Ensino Regional DI (Ourinhos) , inseridos na rede regular de ensino, desde a creche, educação infantil e ensino fundamental ciclo I, com atraso significativo na aprendizagem e atraso do desenvolvimento Neuropsicomotor, utilizando testes padronizados.

 

  • SERVIÇO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO

O programa consiste em serviços de reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências (intelectual e/ou múltiplas) e transtornos do espectro do autismo, através do desenvolvimento de programas terapêuticos, com técnicas atualizadas no campo da habilitação/reabilitação, realizando: triagem, avaliações, reavaliações, estabelecimento de diagnóstico, encaminhamentos aos recursos comunitários, atendimento e orientações quanto às questões relacionadas às deficiências. O setor foca as capacidades individuais, a interatividade social e inclusão consequentemente proporcionando melhora da qualidade de vida.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, conforme indicação terapêutica, que é elaborada de acordo com objetivos traçados para cada usuário. Todos os setores possuem processo de atendimento padronizado respeitando a particularidade de cada caso, com monitoramento semestral de progresso terapêutico e atendimentos diários.

Mensalmente acontecerão reuniões de equipe para discussão de casos, e havendo intercorrências, situações relevantes podem ser encaminhados à rede sócioassistencial, para as devidas providências.

Os usuários atendidos no Serviço de Reabilitação/Habilitação receberão atendimento nas seguintes áreas:

Psicologia – Que detectará através de testes padronizados na área de Psicologia, se o usuário apresenta deficiência intelectual e se é elegível aos programas da APAE de Santa Cruz do Rio Pardo, ou encaminhá-lo para as escolas e/ou outras formas de tratamento na comunidade.

Será oferecido atendimento psicológico a pessoa que apresente distúrbio significativo de comportamento, de atenção, concentração e/ou problemas emocionais, associados a deficiência intelectual, objetivando o desenvolvimento de suas potencialidades.

Fisioterapia – Através de Avaliação Fisioterapêutica detectará se o usuário apresenta atraso no desenvolvimento motor e/ou deformidades no aparelho ósteo-muscular. Caso apresente, serão traçados objetivos, dando início ao tratamento através de exercícios terapêuticos específicos que desenvolva-o motoramente, tornando a pessoa independente para a sociedade, ou ainda, se este não atingir as fases do desenvolvimento motor será dado apoio fisioterapêutico tanto no próprio setor como em outros, e também orientações e apoio familiar. Portanto, a finalidade da fisioterapia é buscar a recuperação total ou parcial da pessoa.

Terapia Ocupacional – Terá como objetivo estimular o desenvolvimento sensório-perceptivo-motor, e maior nível de autonomia e independência nas atividades de vida diária (AVD) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD), para isto, serão analisados a etapa de desenvolvimento de cada criança para dar continuidade ao desenvolvimento neuropsicomotor da mesma. Neste contexto poderá realizar prescrição de tecnologia assistiva, como órtese e adaptações, além de adequação postural em cadeira de rodas, quando necessário. Nos atendimentos se necessário serão utilizados avaliações padronizadas da Terapia Ocupacional, a fim de instrumentalizar a prática do profissional de Terapia Ocupacional dirigindo para os objetivos terapêuticos de cada criança assistida. Serão utilizadas como instrumento de trabalho as atividades elaboradas e dirigidas, estimulando assim os sistemas sensoriais, atividade motora, conceitos cognitivos e cotidiana almejando um bom desempenho ocupacional.

Pedagogia – Atendimentos realizados com objetivos de investigação da compreensão do grau de comprometimento do usuário, através de testes e confecção e análise de cadernos ilustrados para avaliar o vocabulário receptivo da criança, prova de consciência fonológica e provas de leitura e escrita, com tabelas para comparar o desempenho da criança com o esperado para sua idade e escolaridade. Esses dados devem ser coletados, examinados e analisados, posteriormente passados para a ficha de avaliação que será levado ao conhecimento da equipe multidisciplinar. O profissional de educação, sendo um membro dessa equipe deve contribuir para o diagnostico geral do paciente e para o desenvolvimento do plano de trabalho para o tratamento.

Serviço Social – Será responsável pelo primeiro contato com a família da Pessoa com deficiência para as orientações e esclarecimentos iniciais, quanto ao processo de avaliação e possível atendimento, bem como é o “elo” entre a família e a equipe multidisciplinar. O serviço social conscientizará as famílias dos usuários quanto à importância de sua atuação e do papel que exerce na evolução da Pessoa com deficiência.

Fonoaudiologia – Os profissionais estabelecerão e/ou reestabelecerão uma comunicação adequada à Pessoa com deficiência, desenvolvendo potencialidades dentro do processo de desenvolvimento de fala, linguagem, leitura e escrita, discriminação auditiva; assim como adequação dos órgãos fonoarticulatórios e suas funções.

Atendimento médico – Será disponibilizado atendimento médico especializado, para que possa ser feito o histórico da doença e família com dados de exame físico e neurológico, que vão determinar uma hipótese diagnóstica, a qual se segue a conduta de realização de exames ou terapias.