Seja muito bem vindo!
Acompanhe nossas redes sociais:
Logo APAE Santa Cruz do Rio Pardo

SERVIÇOS

SOCIAL

A Assistência Social é uma política de proteção social articulada a outras políticas sociais destinadas a promoção da cidadania. A APAE de Santa Cruz do Rio Pardo desenvolve ações de assessoramento e defesa e garantia de direitos de acordo com a resolução nº 27, de setembro de 2011 e em consonância com a resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 executa serviços de proteção social especial de média complexidade.

 

SERVIÇOS


SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS

Apoiar a família para a sua participação qualificada na vida da pessoa com deficiência, minimizando situações de sobrecarga e desgaste de vínculos.
Fortalecer o movimento das famílias objetivando garantir os direitos da pessoa com deficiência.

 

Proteção Social Especial de Média Complexidade para Pessoas com Deficiências, Idosas e suas Famílias.

 

Na área de Serviço Social, em conformidade com o Conselho Nacional de Assistência Social, que define a habilitação e reabilitação da Pessoa com Deficiência, no âmbito da integração à convivência social e comunitária, somado a Tipificação de Serviços Socioassistenciais e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dispõe de equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados. Esta equipe é composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e monitores, visando em sua atuação, promover a inclusão social da pessoa com deficiência, seus familiares e/ou cuidadores, identificando as necessidades, especificidades e potencialidades de cada um dos usuários.

As ações oferecidas são de Proteção Social de Média Complexidade – Proteção Social Especial para pessoas com deficiência e suas famílias, devidamente Tipificado pela Resolução CNAS 109, de 11/11/2009, com ações de: acolhida, escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, monitoramento e avaliação do serviço, orientação e encaminhamento para a rede socioassistencial do município e articulação com a mesma, orientação sociofamiliar, atendimento psicossocial, informação, comunicação e defesa de direitos, articulação interinstitucional com os demais órgãos de defesa e garantia de direitos, trabalho interdisciplinar, elaboração de relatórios e prontuários, estímulo ao convívio familiar, grupal e social, mobilização para o exercício da cidadania, sendo que os serviços prestados atenderão o princípio de universalização de direitos, com oferta de serviços com qualidade, sem discriminação de qualquer natureza.

 

Objetivo Geral:

Promover a habilitação e reabilitação de jovens e adultos com deficiência e a promoção de sua integração a vida comunitária, através de serviços e programas, com foco na autonomia, na independência, na segurança, de forma plena e efetiva na sociedade.

 

Objetivo Específico

  • Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências e suas famílias;
  • Desenvolver com as pessoas com deficiência e seus familiares condições para independência e o autocuidado, incentivar o desenvolvimento do protagonismo e de capacidades para a realização de atividades da vida diária;
  • Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais e do Sistema de Garantia de Direitos;
  • Desenvolver ações especializadas para a superação das situações de violação de direitos que contribuem para a intensificação da dependência;
  • Desenvolver atividades internas e externas (lúdicas, educativas, de cultura e lazer);
  • Desenvolver trabalhos socioeducativos com os indivíduos e suas famílias com o objetivo de fortalecer o grupo familiar para o exercício de suas funções protetivas, ao lado de sua auto-organização e conquista de autonomia.

 

Projetos Sociais:

 

  • Projeto: “FanfAPAE”

O projeto atende uma média de 25 usuários, no período oposto ao escolar, com ensaios semanais nas dependências da entidade. Além da contribuição quanto aos aspectos físico e mental, promove de forma planejada e gradativa, a introdução dos participantes do projeto nos ambientes culturais e artísticos da cidade, promovendo inclusão social e aumento da autoestima.

 

  • Oficina de “Dança”

A oficina atende jovens e adultos com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências, semanalmente, ambos os sexos, no período oposto ao acadêmico. As ações oferecidas no âmbito institucional são direcionadas à coordenação motora e equilíbrio com bolas; danças típicas, conforme as datas festivas, além de atividades rítmicas e expressivas com músicas, sob o acompanhamento do professor de dança.

 

  • Projeto: “JunTOs”

A oficina de atividades ocupacionais tem como objetivo favorecer o desenvolvimento das habilidades sociais, da vida diária, mobilidade, motricidade e equilíbrio, assegurando a manutenção das habilidades adquiridas e o desenvolvimento da autonomia e independência nos cuidados básicos nos diversos contextos.

O programa é desenvolvido diariamente de forma individual e em pequenos grupos, através da aprendizagem e aprimoramento de habilidades deficitárias, relacionadas à higiene pessoal e autocuidado, alimentação, vestuário e controle de esfíncteres, visando favorecer a construção progressiva da autonomia, da inclusão social e do desenvolvimento de capacidades adaptativas para a vida diária e prática que favoreçam a interação social e comunitária.

 

 

  • Projeto: “Mãos amigas” - Inclusão no Mercado de Trabalho

O serviço de inclusão no trabalho direciona no sentido de garantir às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências, o acesso ao mundo do trabalho, através do método de emprego apoiado. Encaminhamos os usuários, acima de 16 anos, advindos da fase educacional, para a empresa, nas quais possam ser contratados formalmente efetivando sua inclusão social. Para isso o usuário deve estar matriculado E.E.E. “Amelia Aloe” - APAE, nas modalidades específicas.

 

  • Projeto: “Dedo de Prosa”

O projeto desenvolve reuniões semanais com jovens e adultos, inseridos no Programa de Educação Especial para o Trabalho. Os temas abordados são pertinentes à faixa etária, utilizando dinâmicas de grupo, vídeos para posterior discussão, além de roda de conversa. São explanados em vários encontros o tema afetividade e sexualidade, “ficar”, namoro, relacionamento sexual, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, violência sexual, preconceito, bullying, relacionamento de convivência e familiares, projetos para o futuro e fases do desenvolvimento humano.

 

 

  • Projeto: “Autodefensoria e Autogestão

O programa de autodefensoria e autogestão visa desenvolver potencialidades dos usuários das APAEs, gerando o empoderamento, protagonismo, autonomia e independência, com a finalidade da inclusão social.

 

 

  • Projeto “Mães em Ação”

O projeto proporciona às mães e/ou cuidadores uma gama de ações diversificadas, de forma a contribuir para maior aproximação, participação e integração através de abordagens realizadas no desenvolvimento do convívio grupal e social, promoção da autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência, além da proposta de troca de experiências que contribuirão para o fortalecimento dos vínculos familiares e da superação de fragilidades e riscos na tarefa do cuidar.

 

 

  • Projetos destinados à Pessoa com Deficiência acima dos 30 anos (Grupo Convivência)

Face à realidade do município, notamos o crescimento de pessoas com deficiência com idade superior a 30 anos, que se encontram excluídos dos Programas Educacionais e vivenciam situações cotidianas de exclusão social, ociosidade, gerando quadros de transtornos mentais (especialmente depressão), doenças crônicas (hipertensão, diabetes, entre outras) com agravos à saúde. Pensando em oferecer a estes jovens mais oportunidades, convivência grupal, experiências positivas e transformadoras, a APAE - Santa Cruz implantou atendimento a jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou múltiplas deficiências, que não necessitam de apoios extensivos e generalizados e suas famílias, tendo como finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários, dos seus familiares e/ou cuidadores.